Pular para o conteúdo principal

A história do hambúrguer

A historia do Hambúrguer

Você conhece a história do Hambúrguer?

Não? Então vamos te contar.


Resultado de imagem para hamburguer simoles
( Hambúrguer simples:Pão, queijo, hambúrguer,pão)
    O hambúrguer foi levado até os Estados Unidos pelos imigrantes alemães no século XIX, embarcados no porto de Hamburgo, razão pela qual seu primeiro nome no Novo Mundo foi hamburg steak e virou um símbolo. Era comida rústica. Os primeiros a apreciá-la nos Estados Unidos foram os marinheiros que aproveitaram a carne entre dois pedaços de pão para mastigar algo enquanto trabalhavam., o bife de carne moída logo conquistou o público Americano.  Depois, já sob a forma de sanduíche, ganhou o mundo.


     Os tártaros, tribos nômades guerreiras que habitavam as estepes russas, introduziram na Europa a técnica de moer a carne dura e de má qualidade para torná-la mais digerível.  O que se sabe com certeza é que os Tártaros foram os que apresentaram o hambúrguer aos hamburgueses.
    O hambúrguer, de fato deve a sua popularidade ás características da sociedade que o acolheu. Á partir do inicio do século, as massas de trabalhadores americanos necessitavam de algum tipo de alimento rápido, prático e barato e - adequado, em suma, ao ritmo da explosão industrial do país.
    Só faltava inventar uma fórmula para aproveitar esse mercado em expansão. Os americanos já conheciam o carrinho de sorvetes e hot-dogs á versão americana da salsicha, também trazida por imigrantes alemães. Mas foi somente em 1921 que surgiu a primeira cadeia de lanchonetes do país, chamada White Castle. Vendia-se nelas um hambúrguer cozido no vapor e cheio de cebola. O prato talvez não fosse especialmente apetitoso, mas seu preço com certeza era: $ 5 centavos de dólar.
    As pequenas lanchonetes eram apenas lugares onde os fregueses sentavam ao balcão. Muito diferentes foram os drive-ins dos anos 30. Pátios de estacionamento grandes e de fácil acesso, e garçonetes em tempo integral serviam os esfomeados motoristas. A ideia prosperou – garçonetes até foram substituídas por moças sobre patins.
Resultado de imagem para popeye  comendo hamburguerFoi nessa época que o cartunista americano Elzie Segar (1894-1938) acrescentou mais um personagem a suas tiras do Popeye, o marinheiro que gostava de espinafre, Dudu o personagem comedor de hambúrgueres, no Brasil – ficou famoso pelo seu insaciável apetite por Hambúrgueres.